quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A NUDEZ É NATURAL: O Movimento Naturista Brasileiro na Perspectiva Biocêntrica.



A NUDEZ É NATURAL: O Movimento Naturista Brasileiro na Perspectiva Biocêntrica.


Resenha"O presente trabalho tenta mostrar, em uma linguagem simples, a tênue ligação entre a Biodança e o Movimento Naturista. Mais detidamente o brasileiro. Estabelecendo um vínculo entre nudez, poesia e expressão corporal harmônicas, em uma perspectiva Biocêntrica. Mostra também, o lado Histórico e até mesmo a importância social que a nudez exerceu no decorrer dos diversos processos da História humana. É um trabalho ao qual o autor não só esclarece algumas dúvidas à respeito não só do naturismo como também a Biodança, mas também nos leva a refletir sobre o movimento e a nudez do nosso próprio Eu. Nos mostrando que, por termos absorvidos demais por gerações e gerações as imposições sociais, quase sempre nunca questionáveis, de "valores morais" ou conceitos de "certo" e "errado", ficamos afastados de nós mesmos, de nossa própria intimidade coletivas. Mostrando que a Biodança com a sua expressão corporal e o naturismo não só com o seu aspecto da nudez mas também do todo que representa, podem nos levar não só ao resgate de nossa própria naturalidade pessoal e coletiva, mas também ao conhecimento de nós mesmos como seres naturistas, independentes dos padrões sociais impostos a nós." Eduardo Valente

“Da Praia aos Poros” uma etnografia do naturismo na Praia do Abricó/RJ



“Da Praia aos Poros”
uma etnografia do naturismo na Praia do Abricó/RJ

Resenha: (Colabore, fazendo a resenha)

NATURISMO EM PRAIAS: Historiografia do movimento naturista no Brasil a partir da etnografia da Associação Naturista da Praia do Abricó no Rio de Janeiro.





NATURISMO EM PRAIAS: Historiografia do movimento naturista no Brasil a partir da etnografia da Associação Naturista da Praia do Abricó no Rio de Janeiro.


Resenha: (Colabore fazendo a resenha)

Naturismo: A redescoberta do homem.


A conquista do nudismo na Praia do Pinho.


A partir de 1984, iniciou a definitiva implantação do Naturismo no Brasil. O primeiro grupo de frequentadores da Praia do Pinho fundou a AAPP – Associação Amigos da Praia do Pinho e, através dela, organizou as ações necessárias ao reconhecimento do seu estilo de vida pelas comunidades circunvizinhas, pelas autoridades e pelos meios de comunicação de massa.

Neste livro, você encontra narrativa desta história, pelas mãos de Celso Rossi, seu principal protagonista, também fundador da FBrN – Federação Brasileira de Naturismo, e responsável pelo início a dezenas de outros clubes e associações naturistas pelo Brasil, culminando com o projeto e implantação do Centro Naturista Colina do Sol, em Taquara/RS, maior área naturista do hemisfério sul.